segunda-feira, 29 de junho de 2009

arrempendimento

Lição 02 ARREPENDIMENTO


Introdução

Qual a situação do homem diante de Deus?

A Bíblia nos apresenta o homem como em uma situação complicada diante de Deus. Veja dois exemplos:

Isaías 59:1,2
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Romanos 3:23
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Essa condição de pecado e afastamento de Deus expôs o homem e a humanidade a todo tipo de desajustes que vemos: guerras, conflitos, assassinatos, exploração, mentiras, egoísmo, abusos e desvios sexuais, destruição das famílias etc. Enfim, como resultado de estar afastado de Deus, o homem entrou em conflito com os outros e consigo mesmo.

A ORIGEM DE TUDO – A rebeldia

A origem e fonte de toda essa situação é a atitude natural de rebeldia que temos dentro de nós. A rebeldia é natural ao homem porque se trata de uma atitude herdada de nossos primeiros pais: Adão e Eva. Diante de uma ordem de Deus, eles se rebelaram no Jardim do Éden, preferindo obedecer a Satanás e fazer a sua própria vontade (Gênesis 2:15-17; 3:1-6). Esse foi o pecado que afastou o homem do seu relacionamento com Deus: A rebeldia. Daí a porta foi aberta para todo tipo de pecado e para a morte (Romanos 5:12).

Rebeldia é viver como quero, como acho melhor, como me dá na cabeça. Todos por natureza somos rebeldes para com Deus e temos um coração orgulhoso e egoísta. Queremos fazer aquilo que nos parece melhor, queremos ser “livres”, e viver de nossa maneira. Não queremos que ninguém se “meta” em nossa vida, dizendo-nos o que devemos fazer. Essa atitude de rebeldia e independência é o nosso maior pecado, sendo a origem de todos os outros pecados que cometemos.

A Bíblia, em Efésios 2:1-3, descreve a pessoa que anda no pecado, afastada de Deus: Uma marionete do mundo, um ser guiado por Satanás (o príncipe das potestades do ar), filho da desobediência, fazendo a própria vontade e destinado à ira (ao inferno).

As pessoas não conseguem aceitar com facilidade que essa é uma descrição delas mesmas, mas essa é a realidade, a condição de todo homem e de toda mulher.

Se essa é a condição do homem, qual a solução?



1. O ARREPENDIMENTO: UMA MUDANÇA RADICAL DE ATITUDE

Se o problema do homem é que ele está sem Deus por causa do pecado, a solução é cortar o problema pela raiz, na sua origem. A origem de todos os pecados é a atitude de rebelião contra Deus. É preciso mudar essa atitude, é preciso abandonar a rebeldia. Essa mudança de atitude a Bíblia chama de arrependimento. Quando Jesus começou a pregar, sua mensagem era: “arrependam-se” (Mateus 4:17). Antes dele veio João Batista e dizia a mesma coisa: “arrependam-se” (Mateus 3:1,2). Pedro e Paulo, apóstolos de Jesus, continuaram sua mensagem, a ordem de Deus para que todos se arrependessem (Atos 2:38 e 17:30).

Algumas pessoas confundem arrependimento com remorso. Remorso é um sentimento de mal estar por haver feito algo de errado. O arrependimento é muito mais que isso. Arrependimento não é apenas sentir pesar por ter ofendido alguém. A contrição sem conversão nos leva a continuar cometendo os mesmos pecados. Da mesma forma não é somente questão de arrepender-nos de alguns pecados grosseiros que pesam sobre nossa consciência. Mas arrependimento significa mudança de atitude e de mentalidade. A atitude à qual somos chamados a abandonar é a rebeldia. Veja o que é arrependimento:

A NOVA ATITUDE PARA COM DEUS: A SUBMISSÃO

Em Mateus 11:29 o Senhor Jesus nos chama para “tomar sobre nós o seu jugo”. Levar seu jugo significa sujeitar-nos a Ele e viver obedientes e submissos em tudo. Antes vivíamos como queríamos, agora nos comprometemos em viver como Cristo quer. Adotamos uma nova atitude, recebemos um novo coração manso e humilde, e a única coisa que queremos fazer é Sua vontade. Diante de um governo só existem duas posturas possíveis: rebelião ou sujeição. Vivo como quero ou vivo como Ele quer. O arrependimento significa passar do primeiro estado para o segundo.


2. QUATRO ASPECTOS DO ARREPENDIMENTO

a) Mudança de Reino (Do Império de Satanás para o Reino de Deus) – Colossenses 1:13

Neste mundo existem somente dois reinos. Desde o primeiro pecado de Adão, todos nascemos no reino das trevas, cujo príncipe é Satanás. Ele, junto com seus demônios, engana, domina e age em todos os homens para arruiná-los e destruí-los. Quando nos arrependemos, renunciamos a Satanás e suas mentiras, e sujeitamos nossa vida a Jesus Cristo para que Ele governe nossas vidas.

b) Negar-se a si mesmo – Marcos 8:34,35

Por causa da natureza egoísta de nosso coração, todos desenvolvemos no decorrer dos anos um estilo de vida egocêntrico. Em outras palavras, eu sou o centro de meu pequeno mundo. Tudo o que faço é para mim: viver, estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, ter família, descansar, etc. Todos os meus esforços estão orientados para o meu próprio bem estar.

O homem “religioso” (com este termo nos referimos àquele que pratica exteriormente uma religião sem uma experiência de conversão e comunhão com Deus) que não deixou de lado seus próprios interesses, está nas mesmas condições, com a única diferença que tem também a Deus “a seu serviço”. O “religioso” concebe Deus como aquele que existe para ajudar, guardar nos perigos, abençoar, curar, etc., no entanto, ele continua sendo o centro de sua vida. Não vive para Deus, mas para si mesmo.

Negar-se a si mesmo é esquecer ou deixar de lado meus próprios interesses. Isso significa renunciar esta confortável posição de ser o centro de minha vida. A partir de agora não sou mais eu o centro de minha vida. Em outras palavras, é dizer NÃO ao egoísmo de meu coração, e NÃO para o viver para mim mesmo. Cristo é o centro de minha vida, viverei para Ele e por Ele. Eu estarei ao seu serviço. Jesus disse: “...quem perder a sua vida por minha causa e por causa do Evangelho vai salvá-la”. Se eu trabalho, será para Ele. Se tenho uma família, se estudo, se descanso, se ganho dinheiro, etc., tudo farei para Cristo Jesus.

c) Colocar Jesus em primeiro lugar - Mateus 10:37 e Lucas 14:26

Geralmente, eu e minhas coisas ocupamos o primeiro lugar. Jesus Cristo exige uma mudança total. Ele é Deus e como tal deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida e em nossos afetos. Acima de tudo o mais devemos amor, lealdade e serviço a Ele. Ele precisa ser a pessoa mais importante de nossa vida e aquele a quem amamos mais do que aos nossos familiares, e ainda mais do que a nós mesmos.

d) Renunciar tudo o que possui – Lucas 14:33

As pessoas, em geral, por sua ignorância e egoísmo, consideram-se donas de tudo o que possuem. Na realidade, o legítimo dono de tudo o que possuímos é Deus. Todos os nossos pertences, incluindo bens materiais, família, tempo, capacidades naturais, casa, dinheiro, futuro, etc, tudo é de Deus.

A mudança de atitude, consiste em que, antes considerava que tudo o que possuía era para mim e para os meus, mas agora, renuncio a tudo o que tenho e entrego tudo isso a Jesus Cristo. Tudo fica à sua inteira disposição para o que Ele mandar. O discípulo é um simples mordomo dos bens que possui.


3. Como devemos nos arrepender?

a) Tomando uma decisão firme e imediata de deixar a vida velha e seguir a Jesus – Mateus 4:18-22.

Você já entendeu que seu problema não é uma ou outra atitude errada que tomou ou toma na vida. Você já sabe que você tem uma natureza originalmente má que precisa ser arrancada e cuja atitude é a rebeldia. Portanto você deve conscientemente deixar essa atitude, abrir mão do direito de governar a sua vida e entrega-la ao governo de Deus, para obedece-lo em tudo. É hora de rejeitar a soberba, o egoísmo, a independência, sair do centro de sua vida e colocar Jesus nesse lugar. Lembre-se: a solução não é ser um religioso. Você não precisa de uma religião ou de um Deus que resolve os seus problemas, mas que não muda seu coração. Você precisa seguir a Jesus e submeter-se ao governo de Deus, assim como os discípulos fizeram: o seguiram imediatamente.

b) Renunciando todo tipo de envolvimento com o Satanás – Atos 19:18,19.

Se no passado, você se envolveu com algum tipo de ocultismo: bruxaria, espiritismo, umbanda, curandeirismo, satanismo, religiões orientais, yoga, etc, deve então confessar e renunciar a tudo isso em nome de Jesus. Inclusive queimando ou destruindo todos os objetos usados e fornecidos por esses grupos.

Se você agora pertence ao governo de Deus, Satanás não tem mais poder sobre sua vida!

c) Confessando seus pecados – Provérbios 28:13.

Quando Deus mostra como ele é santo e quando vemos nossa condição no pecado, então somos quebrantados e humilhados. Vemos como temos ofendido a Deus com os nossos pecados.

Ao nos arrependermos devemos confessar com a boca nossos pecados. Certamente não nos lembraremos de todos os pecados que cometemos. Mas o Espírito Santo certamente te iluminará. Ao confessar mencione então os pecados que você se lembra e aqueles que tem deixado a consciência pesada. A confissão deve ser sincera e sem ocultar nada. Deve ser feita com base no arrependimento. Ou seja, com a firme determinação de abandonar o pecado.

A confissão deve ser acompanhada de restituição, quando isso for possível e necessário. Por exemplo, o roubado deve ser devolvido, pedir perdão a quem ofendemos e falar a verdade a quem enganamos. Também liberamos o perdão para aqueles que nos fizeram mal.

d) Sendo batizado nas águas – Atos 2:38.

Vamos tratar desse assunto na próxima lição.


Conclusão

Jesus veio com a boa notícia de que o nosso problema com Deus podia ser resolvido. Ele dizia: O Reino de Deus chegou, não está mais longe, está próximo de vocês”. Mas nos apresentava uma condição para sermos salvos da nossa situação como perdidos nos nossos pecados: O arrependimento.

O Senhor Jesus nos dá uma ordem:

Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Já vimos que levar o jugo de Jesus significa sujeitar-nos a ele e viver obedientes e submissos em tudo. Aquele que toma o jugo de Jesus encontra descanso, pois tirou o peso do pecado das suas costas. Essa pessoa tem encontrado descanso, pois não precisa mais ser escravo de Satanás; quem governa sua vida agora é aquele que tem toda autoridade no céu e na terra – Mateus 28:18.

Viva agora a paz de quem está liberto do Império das Trevas e recebeu o perdão dos seus pecados!

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

Assinale a alternativa correta:

1. Qual o problema do homem?

(a) As doenças
(b) O desemprego
(c) Ele está separado de Deus por causa do pecado
(d) A falta de dinheiro

2. Efésios 2:1-3 revela o estilo de vida em que vive o homem separado de Deus. Complete as palavras que faltam abaixo:

... estando vós mortos em ofensas e ____________, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste _________, segundo o ____________ das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos ___________ da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos ____________ da nossa carne, fazendo a vontade da __________ e dos _______________; e éramos por ____________ filhos da ira, como os outros também.

3. A palavra que define esta condição de pecado e que é a origem de todos os pecados é:

(a) Poder (b) Amor (c) Inveja (d) Rebeldia (e) Justiça

4. Vimos que para ser salvo o homem deve arrepender-se. Arrepender significa:

(a) Ter um remorso por causa das bobagens que andou fazendo
(b) Passar a freqüentar reuniões de uma igreja evangélica
(c) Deixar a atitude de rebeldia com relação a Deus e tomar uma nova atitude de submissão
(d) Mudar alguns hábitos ruins

5. Relacione cada texto com seu assunto:

(1) Colossenses 1:13 ( ) Mudança de Reino (Do Império de Satanás para o Reino de Deus)
(2) Marcos 8:34,35 ( ) Renunciar tudo o que possui
(3) Mateus 10:37 e Lucas 14:26 ( ) Colocar Jesus em primeiro lugar
(4) Lucas 14:33 ( ) Negar-se a si mesmo


APLICAÇÃO

1. Leia Romanos 3:10 e 23 e Efésios 2:1-3. Você concorda que isso se refere ao seu passado?

[ ] Sim. Não é fácil admitir. Mas é verdade.
[ ] Não.
[ ] Preciso pensar mais a respeito disso.

2. Você já fez uma confissão pública de renúncia à rebeldia e de sujeição a Jesus?

Converse com o seu discipulador sobre as decisões abaixo e assuma cada uma pessoalmente:

a) Até hoje estive debaixo do governo de Satanás porque eu era rebelde, independente, desobediente e fazia o que queria da minha vida. Mas confesso que renuncio ao Império das trevas entregando o governo da minha vida ao Senhor Jesus e ao Reino de Deus.
b) Até hoje tenho sido o centro da minha vida e tenho buscado meus próprios interesses. Mas confesso que saio desse lugar, pois ele pertence a Jesus. Eu vou viver não mais para agradar a mim mesmo, mas ao Senhor Jesus.
c) Até hoje tenho amado a mim mesmo e às pessoas próximas a mim mais que a Jesus. Tenho pecado pois vivo agradando a mim mesmo e aos outros. Mas agora confesso que amo mais a Jesus do que a qualquer outra pessoa e do que a mim mesmo.
d) Até hoje tenho vivido no engano de que sou dono do que possuo. Mas agora confesso que sei que tudo pertence ao Senhor Jesus. Tudo o que tenho pertence a Ele. Eu estou somente cuidando do que ele colocou nas minhas mãos e vou colocar tudo ao serviço do Reino de Deus.


3. Marque a figura que melhor define a situação da sua vida nesse momento:

( ) O Incrédulo ( ) O Religioso ( ) O Discípulo

Estudo CRISTO EU
Prazer Dinheiro Prazer Dinheiro Prazer Dinheiro

EU EU CRISTO

Trabalho Família Trabalho Família Trabalho Família
Lazer Estudo Estudo



4. Você já abandonou a origem de todos os pecados, a rebeldia, mas precisa confessá-los.Observe a lista baseada em II Timóteo 3:2-5 e abra o seu coração naquilo que você precisa ser perdoado e curado:


[ ] Egoísta, só pensa em si
[ ] Caluniador, fofoqueiro
[ ] Avarento, pão duro
[ ] Sem domínio próprio
[ ] Orgulhoso, prepotente
[ ] Violento, grosseiro
[ ] Vaidoso, sedutor(a)
[ ] Inimigo do bem, alegra-se com o mal
[ ] Xingador, blasfemador
[ ] Traidor, enganador
[ ] Ingrato
[ ] Atrevido, petulante, desrespeitoso
[ ] Sem perdão
[ ] Desobediente aos pais, enfrenta os pais
[ ] Pensa de si mesmo além da verdade, acha que é o tal
[ ] Sem respeito pelas coisas de Deus, blasfemador
[ ] Amante de prazeres, vive para ter prazer
[ ] Sem amor, frio com as pessoas
[ ] Crer em Deus mas rejeita seu poder e não o obedece
[ ] Duro, seco, não se importa com o sentimento dos outros




5. Há pessoas que você precisa restituir por ter pecado contra elas (roubo, mentira, engano etc.)?

Talvez na família você esteja tendo uma vida de mentira com seus pais e precise lhes contar a verdade.
Ou no trabalho você desviou dinheiro ou objetos e precisa repor, confessando aos seus superiores.
Talvez precise confessar adultério.
Quem sabe tem sido irresponsável ou bruto com seus filhos e precisa consertar com eles.
O Espírito Santo vai lhe ajudar a se lembrar de coisas que precisam ser restituídas.

Campo de Relacionamento Pessoa contra quem pequei O que fazer
Família

Vizinhança

Trabalho

Escola

Amizades

Inimigos



6. Renuncie todo envolvimento que você teve com satanismo (candomblé, umbanda, macumba, espiritismo etc.). Se você tem em casa objetos da época em que você estava envolvido nessas coisas, jogue fora.
autor:desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários