segunda-feira, 29 de junho de 2009

CONSEHOS DE JESUS


HISTÓRIAS DE JESUS PARA CRIANÇAS – A HISTÓRIA DOS CONSELHOSHISTÓRIAS DE JESUS PARA CRIANÇAS – JESUS ACONSELHA AS CRIANÇASJESUS ACONSELHA AS CRIANÇAS
IntroduçãoJesus queria tanto que todas as pessoas fossem felizes e que alcançassem o reino de Deus! Por isso, naquele dia, sentado sobre um alto monte e rodeado por uma multidão de pessoas, deu-lhes uma série de conselhos para a vida. Ainda hoje temos de segui-los, porque eles nos tornarão melhores como seres humanos, e se o mundo for habitado por pessoas que praticam o bem, ele também ficará melhor. Se nós seguirmos os conselhos de Jesus, seremos agentes de transformação, e Ele se alegrará muito.Início do texto:Falando docemente aos que o ouviam, assim falou sobre os olhos.
PRIMEIRO CONSELHO – SOBRE OS OLHOS
Ele disse que nossos olhos são a lâmpada do corpo. Se eles forem bons, todo o corpo será luminoso, ou seja, de nós vai irradiar a luz que atrai amigos, que pratica boas ações, que trabalha e ama. Se, porém, nossos olhos forem maus, todo o nosso corpo estará em trevas. Isso significa que só enxergaremos defeitos em tudo e todos, que julgaremos e acusaremos as pessoas, enfim, que só causaremos o mal.
E ninguém quer isso, não é mesmo? Tratemos, então, de pensar o bem e praticá-lo; de não brigarmos com todo o mundo, de não violarmos a natureza nem nossas coisas, que assim seremos, sempre, luz para nós mesmos e para nossos irmãos. Para sermos luz, basta querermos! Imaginem como as pessoas seriam mais felizes se só vissem luz por toda a parte.
SEGUNDO CONSELHO - SOBRE JULGAR OS OUTROS
Jesus disse que nunca devemos julgar alguém para que não sejamos julgados. Se nós julgarmos alguém duramente, teremos o mesmo tratamento. Normalmente, nós gostamos de ver o que o outro faz de errado para acusá-lo ou falar mal dele, mas não costumamos olhar para nós e ver o que fazemos que não está de acordo. Então, antes de julgarmos outra pessoa, olhemos para nós mesmos e descubramos o que podemos fazer para melhorarmos nossas atitudes, nossos relacionamentos, nossa vida, enfim. Assim não é melhor?
Proposta: Redija uma carta a Jesus prometendo-lhe que de hoje em diante você vai melhorar sua atitude com outras pessoas. Conte-lhe tudo o que pretende fazer, faça uma lista, se quiser. Depois, à noite, em silêncio no seu quarto leia sua cartinha, olhando para o céu. Com certeza Ele ficará felicíssimo e vai ajudá-lo a atingir o que você se propõe.
TERCEIRO CONSELHO – AS DUAS PORTAS
Existem duas portas na nossa vida: uma é bem larga e a outra é bem estreita. Podemos entrar em qualquer uma, porque Jesus nos dá essa escolha. No entanto, Ele avisa que a melhor porta é a estreita, apesar de não ser fácil entrar por ela. Ela simboliza o bom caminho de acordo com os ensinamentos de Jesus. Às vezes ela oferece dificuldades e momentos difíceis que precisamos vencer. Poucos entram por ela, mas quando o fazem encontram a verdadeira felicidade. Sabem por quê? Porque Jesus nos leva no colo quando o caminho é muito difícil.
Já a outra porta de acesso fácil e largo representa tudo de ruim que há no mundo: os vícios, as más companhias e influências, erros, todos os pecados, enfim. O pior é que há muitos que entram nela, porque não tem fé.Que pena!
Atividade: Pegue uma folha de isopor e faça uma divisão com fita crepe ou outro material qualquer. Em cada uma construa as portas do texto. No centro da maquete, monte em cada parte o que cada uma representa e tire sua conclusão sobre qual é melhor para você.
QUARTO CONSELHO - SOBRE O AMOR AO PRÓXIMO
Jesus pediu que amássemos todas as pessoas, principalmente os nossos inimigos. Pediu mais ainda: que orássemos por eles. Isso não é fácil, não é? Porque o coração do homem é duro como pedra. Sentimentos como vaidade, vanglória, inveja impedem que queiramos o bem dos outros. Devíamos sentir vergonha!
Explicou, também, que amar os bons é fácil e que todo o mundo é capaz disso e que não teremos nenhuma recompensa só por isso. Mas, se conseguimos amar a quem nos persegue, ou ao sujo, o faminto, estaremos promovendo a harmonia e a humildade. Essa atitude nos fará semelhantes a Jesus e poderemos transformar outros corações com nossa ternura, compaixão solicitude.Esse aprendizado não é genial?
Proposta: Existem lindas histórias de fadas que falam sobre o amor. Nelas sempre há exemplos de pessoas que com sua bondade, venceram o mal. Colete algumas dessas histórias e destaque o personagem que ilustra o amor ao próximo. Troque as histórias com seus colegas, ou faça uma exposição delas.
QUINTO CONSELHO - SOBRE A VINGANÇA
Mesmo que o mundo inteiro acredite que a lei que vale é “o olho por olho” e “dente por dente”, Jesus não quer que as pratiquemos.Ele nos aconselha a sermos pacíficos e amigos de todos, mesmo quando alguém nos ferir.
A nossa primeira reação é resistir ao inimigo, é dar o troco na mesma moeda a quem nos fez mal. É um mau hábito, mas se nós nos acostumarmos a agir com bondade e paciência, veremos que ninguém mais vai nos atingir. Precisamos entender que o sentimento de vingança prejudica mais a quem o cultiva do que a quem é dirigido.Portanto, a partir de agora, sem respostas malcriadas, sem socos, sem palavrões, sem atitudes vingativas com ninguém. Combinado?
Proposta: Escreva mensagens carinhosas para todos que você conhece; pode ser no computador ou à mão. Ilustre-as e envie-as ou entregue pessoalmente. Você vai ver o resultado!Faça uma lista de palavras bonitas ou suaves e ilustre-as, dando-lhes vida. Use-as como marcadores de página, ou como abertura de um novo bimestre na escola, ou cole todas na capa de seus cadernos. Todos vão adorar a idéia.
SEXTO EXEMPLO - SOBRE A ROCHA E A AREIA
Jesus sempre disse que toda a pessoa que ouvir e praticar suas palavras será considerado um homem prudente, ou seja, um homem cauteloso, que pensa antes de agir. Sendo assim, esse homem construirá sua vida sobre uma rocha e nenhum mal poderá atingi-lo.
Mas aquele que insiste em não caminhar com Jesus, será comparado ao homem insensato e por isso estará sujeito a toda e qualquer infelicidade. Este construiu sua casa sobre a areia e ela desabou e ele perdeu tudo. O insensato desviou-se do bom caminho, e por isso sofrerá.
Essa comparação nos indica claramente que devemos construir nossa vida sobre a rocha, ou seja, sobre os ensinamentos de Jesus, basta que comecemos hoje. Se você, criança, entendeu e guardou no coração todos esses conselhos, mais cedo aprenderá a tornar sua vida igual ao coração de Cristo e aprender muito para a sua vida prática.
Jesus ensinou sua doutrina com tanto amor e sabedoria que todo o povo ficou admirado e o seguiu para ver as maravilhas que Ele operava, enquanto aguardava Seu próprio tempo de sofrimento. Ele nos deu um exemplo vivo de tudo que nos ensinou e é sempre por isso que devemos amá-Lo ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários