segunda-feira, 29 de junho de 2009

SANTIDADE

Lição 08 SANTIDADE



Introdução

Na lição passada, vimos que nessa nova vida em Cristo fomos feitos filhos de Deus e vivemos pela fé. Nessa lição veremos como somos, como é o nosso caráter.

Na vida natural, alguém pode dizer que é filho de determinada pessoa e ter um comportamento bem diferente do seu pai. No Reino de Deus isso não pode existir. O filho de Deus se parece com o seu Pai, tem o mesmo caráter do Pai.

Portanto, vamos responder a essas perguntas: Como é o novo caráter que Deus me deu?


1. DEUS É SANTO

O profeta Isaías descreve a visão que ele teve do Senhor da seguinte forma:


No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo:
SANTO, SANTO, SANTO é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
(Isaías 6:1-3)

Em outra parte encontramos escrito assim:

… porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
(I Pedro 1:16)

Em Deus não há pecado nem trevas. Ele é santo, isto é, nele não há pecado. Ele exige santidade daqueles que se aproximam dele. Não há como estar em Deus e no pecado ao mesmo tempo. Porque ele é santo, também seremos santos.



2. OU SOMOS SANTOS OU SOMOS PECADORES

Nesse assunto de santidade não há meio termo: ou somos santos ou somos pecadores. Qualquer um que diz que está em Deus, mas permanece no pecado está mentindo e enganando. O Senhor nos manda exterminar as obras de pecado, pois sobre essas coisas vem a ira de Deus (Colossenses 3:5-9).

É preciso tomar uma decisão séria de santidade para andar diante de Deus (Hebreus 12:4; Apocalipse 22:1).



3. SOMOS SANTOS PORQUE JESUS NOS SANTIFICOU (JUSTIFICOU)

Não há um que seja santo por si mesmo sobre a terra. Todos pecaram (Romanos 3:10,23).

A nossa santificação vem da obra que o Senhor Jesus realizou na cruz. Ele nos justificou, isto é, nos declarou justos. Éramos pecadores, mas pela sua morte na cruz e o seu sangue derramado Jesus tirou o nosso pecado e nos tornou justos e santos (Romanos 3:24 a 26).

A obra de Jesus por nós foi completa: ele não apenas perdoou os nossos pecados passados, mas também nos libertou do poder do pecado e nos deu capacidade de viver em santidade (Romanos 6:14).






4. A VIDA DE SANTIDADE

Somos santos por causa de Jesus. Mas isso é só o início. Vivemos em santidade em todos os nossos dias e em toda a nossa maneira de viver. Antes de conhecer Jesus andávamos na ignorância do pecado, mas agora vivemos da mesma maneira como aquele que nos chamou vive: em santidade – I Pedro 1:13-16.

Alguns textos da Palavra de Deus nos ensinam como é a vida de santidade:

a) I Tessalonicenses 4:1-7 – A santificação é a vida daquela pessoa que vive para fazer a vontade de Deus. A vontade do Senhor é a nossa santificação, particularmente na vida sexual. O senhor deseja que nos afastemos de todo tipo de pecado sexual (sexo fora do casamento). Ele quer que aqueles que são solteiros se mantenham castos e os casados sejam fiéis ao seu cônjuge. A época em que vivemos é fortemente caracterizada pela sensualidade e pela perversão sexual, mas nós temos um tipo de vida diferente: a santidade.
b) Salmo 24:3-4 – A santidade é algo que parte de um coração transformado por Deus. Um coração puro, intenções santas, atitudes verdadeiras ainda quando estamos sós, sem que ninguém nos veja. Na santidade não há lugar para hipocrisia. É no coração que nos guardamos do pecado e preservamos a santidade. Leia Mateus 5:21-28.
c) I Coríntios 10:13 – A santidade é possível, pois o Senhor nos dá vitória.
d) I João 1:5-2:2 – Somos santos que vivem sem pecar, mas, se pecamos, confessamos e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Não permita acusações de Satanás e também não esconda pecado. Confesse também para os irmãos que cuidam de você - Tiago 5:16.


Conclusão

A santidade não é um peso, algo ruim que tenho que praticar senão estarei amaldiçoado.

A santidade também não é uma coisa estranha para mim, algo que não faz parte da minha natureza.

A santidade é parte do meu ser, eu sou santo e viver em santidade mesmo sendo algo muito sério para mim, não é pesado. Ser santo é ser da mesma natureza do meu Pai. Veja esses textos abaixo:

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos;
ora, os seus mandamentos não são penosos,
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
(I João 5:2-4)



ATIVIDADES DE FIXAÇÃO


1. Complete os espaços em branco nesse texto de I Pedro 1:14-16 que fala da santidade:

… como filhos _________________, não vos conformando com as concupiscências que
antes havia em vossa ___________________;
mas, como é __________________ aquele que vos _________________, sede vós também santos
em toda a vossa maneira de ___________________,
porquanto escrito está: Sede ________________, porque eu sou ________________.


2. Quanto à santidade, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Somos santos pois fomos justificados pela morte e ressurreição de Cristo.
( ) Mesmo se andamos no pecado e não confessamos continuamos sendo santos, pois Deus não se importa se nos sujamos no pecado.
( ) A santidade é algo apenas exterior, isto é, são os atos que pratico, não importa o que guardo no coração.
( ) Viver em santidade para nós é uma coisa muito séria, mas não é ruim nem impossível. A santidade faz parte do novo caráter que Deus nos deu.
( ) Vivo para agradar a Deus. Mas se pecar eu confesso o meu pecado e o sangue de Jesus me purifica. Também confesso pecado para meus irmãos para que eles orem por mim e me ajudem a ser curado e ter vitória.


3. Marque a segunda coluna de acordo com os versículos da primeira:

(1) Isaías 6:1-3 ( ) Coisas sobre as quais vem a ira de Deus e que elimino da minha vida.
(2) Colossenses 3:5-9 ( ) Somos justificados e santificados pelo sangue de Jesus.
(3) Hebreus 12:4 ( ) Antes vivíamos na ignorância. Agora vivemos na santidade.
(4) Romanos 3:24 a 26 ( ) A visão de Isaías de um Deus santo.
(5) I Pedro 1:13-16 ( ) Deus quer que nos matenhamos na pureza sexual.
(6) I Tessalonicenses 4:1-7 ( ) A vontade de Deus é a nossa santificação.
( ) Sem santificação ninguém verá o Senhor.


APLICAÇÃO

Há áreas na nossa vida que temos fraquezas. São os nossos pontos fracos. Lembre-se que a nossa vitória vem do poder de Deus em nós. Não desista de viver em santidade em nenhuma situação. Aproveite para conversar com seu discipulador sobre essas áreas de tentação, para orar juntos e vigiar, isto é, estar atento com comportamentos que podem levar ao pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários